Futuro do Marketing Digital

Com a capacidade de coletar dados, analisá-los, aplicá-los e aprender com eles, a Inteligência Artificial está transformando estratégias digitais. À medida que continua avançando, também aumentará a capacidade de usá-lo para melhorar as estratégias de marketing digital e fornecer informações valiosas dos clientes para as empresas.

A inteligência artificial é indispensável em futuros produtos digitais, especialmente no campo do marketing digital. Do filme "The Matrix" ao Google AI, do bem-humorado e inteligente Siri ao carro autônomo da Tesla, há cada vez mais empresas que estão implementando a IA no marketing digital para seus negócios. A inteligência artificial está mudando o futuro do marketing digital.

O que é AI?

De acordo com a Wikipedia, o termo "inteligência artificial" é usado para descrever máquinas e computadores que imitam funções "cognitivas" que os humanos associam a outras mentes humanas, como a aprendizagem e a resolução de problemas.

É uma área da ciência da computação que tenta entender a essência da inteligência e produzir uma nova máquina inteligente que pensa, responde e executa tarefas com base nos dados que estão sendo alimentados, assim como os humanos. Algumas das atividades associadas à IA são altamente técnicas e especializadas, como robótica, reconhecimento de voz, reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural, resolução de problemas, etc.

Graças aos algoritmos detalhados, os sistemas de IA estão se tornando cada vez mais maduros, com sistemas tornando-se mais eficientes a uma taxa muito mais rápida do que nunca. O campo de aplicação da IA ​​vem se expandindo, ajudando a dar grandes passos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo.

É concebível que os produtos tecnológicos trazidos pela inteligência artificial no futuro sejam o "recipiente" da sabedoria humana. A IA não é inteligência humana, mas pode pensar como um humano e exceder a inteligência humana.

A relação entre a IA e o marketing digital

Nos anos anteriores, os profissionais de marketing hesitavam em aplicar inteligência artificial às suas estratégias de marketing. Mas agora, muitas marcas bem-sucedidas adotaram e usaram isso em seu marketing, com marcas como Amazon e Spotify vem usando sistemas AI e obtendo sucesso.

Por exemplo, a Amazon usa a AI para exibir apenas produtos relevantes para os compradores, com base em pesquisas, compras e visualizações anteriores. Isso pode aumentar a probabilidade de um comprador fazer uma compra inicial ou se tornar um cliente fiel, sendo a experiência personalizada muito procurada.

AI como parte do marketing digital é agora uma realidade, oferecendo uma gama de benefícios e opções. Vamos ver como exatamente podemos usar inteligência artificial em nosso marketing digital.

Como a inteligência artificial está transformando o marketing digital?

Com a capacidade de coletar dados, analisá-los, aplicá-los e reagir a eles, a AI está revolucionando o marketing digital. À medida que aumenta a quantidade de informações sobre potenciais consumidores, a IA se tornará mais importante devido à sua capacidade de tomar decisões baseadas em dados com rapidez e precisão. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a AI está mudando o marketing digital:

1. Reconhecer e analisar

O gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) refere-se a uma estratégia de negócios que estabelece uma abordagem centrada no cliente para os negócios, maximizando a coleta de informações do cliente e filtrando informações válidas.

Quando o CRM, a tecnologia AI e a tecnologia Big Data são combinados, eles podem maximizar a coleta de informações de usuários de diferentes plataformas, obter insights precisos para clientes-alvo e identificar as necessidades dos usuários para que as empresas possam determinar a estratégia de marketing mais adequada.

A chave é que qualquer informação comportamental se tornará a fonte da análise de IA. Por exemplo, os tipos de produtos que alguém compra, em quais páginas eles navegam, que ferramentas usam com frequência etc.

Com todos esses dados coletados, os profissionais de marketing podem analisar com facilidade as necessidades de um cliente em potencial e adaptar a AI usada para impulsionar as vendas. Você é mais capaz de visualizar a jornada do cliente e fornecer o tipo certo de solução, facilitando a experiência de compra e ajudando o cliente a chegar ao caixa com recomendações que melhor reflitam isso e seus hábitos.

2. Quando a AI combina com AR / VR

Quando a tecnologia AI atende às novas tecnologias visuais, como AR e VR, traz uma nova experiência de consumo.

Por exemplo, a Coca-Cola decidiu combinar inteligência artificial e realidade aumentada (AR) ao sobrepor gráficos de computador sobre a visão do mundo real de um usuário usando óculos ou um fone de ouvido dentro de várias de suas fábricas de engarrafamento . Isso permite que os técnicos recebam informações sobre os equipamentos que estão sendo atendidos e permite que eles ofereçam suporte a técnicos que podem ver sua visualização, facilitando para técnicos em locais remotos realizar reparos e diagnosticar problemas.

Esse método também pode fornecer aos consumidores maneiras interessantes de interagir e aprender sobre uma marca, permitindo que eles formem uma conexão. A combinação de AI com AR / VR não apenas atualiza a experiência de consumo do usuário, mas também cria uma forte identidade de marca que pode ajudar a criar um maior senso de lealdade da base de clientes de uma marca.

Marketing digital de IA nos negócios

1. Aplicação de chatbots AI

O desenvolvimento do reconhecimento semântico AI, processamento de linguagem e tecnologia de conversão de voz fez com que o serviço ao cliente de IA fosse mais fácil de usar e proporcionasse uma experiência melhor. Em comparação com o serviço manual ao cliente, os chatbots da IA ​​têm muitas vantagens.

Em primeiro lugar, os chatbots da IA ​​permitem que as empresas vão além da forma tradicional de atendimento ao cliente "um-para-um". Em vez disso, os chatbots podem fornecer um "um para muitos", fornecendo suporte a vários clientes ao mesmo tempo e em diferentes fusos horários.

Em segundo lugar, os chatbots não precisam descansar, para que possam responder às consultas dos clientes o tempo todo e em tempo real. Isso não significa apenas que eles são altamente eficientes, mas também podem fornecer suporte fora do horário de expediente, melhorando a experiência do cliente.

Além desses benefícios, os clientes podem escolher o idioma usado pelo serviço de atendimento ao cliente de acordo com suas necessidades, permitindo que uma marca ofereça atendimento ao cliente localizado.

Muitas marcas começaram a se comunicar com seus clientes por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Slack, que podem se beneficiar de bate-papo com inteligência artificial para agilizar o processo.

2. Email marketing

A AI ajuda as marcas a personalizar as campanhas de marketing por e-mail com base no comportamento do usuário, o que significa que os profissionais de marketing podem enviar e-mails que são acionados por determinadas ações. Isso permite que eles entreguem e-mails relevantes para as caixas de entrada dos clientes, com linhas de assunto, recomendações de produtos e mensagens sendo escolhidas com base no comportamento do cliente.

Além do melhor conteúdo personalizado, a IA também ajuda os profissionais de marketing a otimizar suas campanhas de e-mail, permitindo-lhes maximizar seus resultados. 

Por fim, a inteligência artificial pode ajudar os profissionais de marketing por e-mail a alcançar os clientes certos no momento certo, garantindo que as mensagens sejam relevantes, envolventes e com maior probabilidade de conversão. Ele também permite analisar melhor quais tipos de mensagens, linhas de assunto, design e imagens obtêm os melhores resultados.

3. publicidade digital AI

Não há dúvida de que a publicidade digital é uma das áreas mais bem sucedidas que adotaram a inteligência artificial. Ele é usado em várias plataformas, como Facebook, Google e Instagram, para oferecer a melhor experiência possível. Essas plataformas analisam as informações dos usuários, incluindo sexo, idade, interesses, informações demográficas e outros aspectos, para mostrar a eles os anúncios mais relevantes, melhorando o desempenho dos anúncios digitais.

De acordo com a eMarketer , o investimento em publicidade digital em todo o mundo foi estimado em US $ 273,29 bilhões em 2018, e espera-se que isso aumente ainda mais. Com a tecnologia AI, os profissionais de marketing podem detectar microtendências e até prever tendências. Eles podem, então, tomar decisões estratégicas sobre onde alocam seus orçamentos e quem são seus alvos. Como resultado, as marcas podem reduzir o desperdício de publicidade digital e garantir que seus gastos proporcionem os melhores resultados possíveis.

4. Conteúdo de marketing

Graças à inteligência artificial, você pode descobrir qual conteúdo é mais eficaz, de acordo com o comportamento de clientes-alvo, permitindo que você utilize o marketing de conteúdo que obtém resultados. Os profissionais de marketing podem entender melhor quais tipos de conteúdo funcionam melhor para seu público-alvo, permitindo que eles compartilhem ou criem a forma correta de conteúdo.

Por exemplo, 40% das pessoas confiam mais no conteúdo de vídeo , o que significa que é a segunda forma mais eficaz de marketing de conteúdo ao lado dos blogs. Isso significa que uma marca que segmenta esse público-alvo poderá criar conteúdo relevante usando insights obtidos da AI.

A AI pode ser usada para organizar o conteúdo e criá-lo. Por exemplo, o sistema de recomendações do YouTube fornece sugestões de vídeos pelos quais os usuários podem se interessar com base no comportamento anterior. O uso de uma ferramenta semelhante permitirá que você sugira produtos, blogs, vídeos ou outras formas de conteúdo que um visitante do site possa ter interesse, com base em como eles interagem com seu site.

Conclusão

A AI está agora mais acessível para as empresas, tornando-se uma ferramenta valiosa para os profissionais de marketing digital. É irrefutável que a IA influencia amplamente as escolhas de seus clientes, ajudando a fornecer recomendações relevantes e atendimento oportuno ao cliente. Olhando para as maneiras que você pode fazer uso dele, você poderá melhorar sua marca e atender às expectativas de seus clientes.

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