Afinal. Facebook ou Google?

Google e Facebook dominam o espaço publicitário online. E queremos ajudar nossos clientes a aproveitar ao máximo seu orçamento de publicidade, por isso é importante entendermos qual rede é a melhor maneira de alcançar os clientes. A verdade é que não há uma resposta certa. No entanto, é importante entender a diferença entre como a publicidade funciona nas duas plataformas para entender o que é melhor para a sua empresa alcançar seus objetivos.

PESQUISA PAGA VS. SOCIAL PAGA

Primeiro, antes de pensar em sua estratégia de publicidade, dê um passo atrás e pense em como as pessoas usam essas duas plataformas. O Google é uma rede de pesquisa na qual você faz uma pergunta, procura informações ou procura uma solução para seu problema. O Facebook é uma rede social onde você se conecta com amigos e compartilha histórias e informações pessoais. Você pode fazer uma pesquisa como "Restaurante mexicano perto de mim" quando estiver no clima de tacos no Google, ou você pode ver uma foto que seu melhor amigo postou de uma ótima refeição com o restaurante marcado e decidir fazer uma reserva lá.

COMO OS USUÁRIOS VEEM SEUS ANÚNCIOS?

No Google Adwords, você pode restringir seu público por localização, idioma e algumas outras métricas, mas todo o sistema é construído em torno de palavras-chave. Os anunciantes fazem lances nas palavras-chave para que seu anúncio seja exibido quando alguém pesquisa esse termo. Por exemplo, quando alguém pesquisa "roupas femininas para venda", uma loja de comércio eletrônico pode fazer um lance nessa palavra-chave para exibir seus anúncios. Seus anúncios são principalmente de texto e devem usar uma linguagem concisa para destacar facilmente os benefícios de seu produto para o público. Então, dependendo da competição, você pode pagar entre R$ $ 0,50 e R$  5 pelo clique.

No Facebook, você tem muito mais opções para segmentação. Você pode segmentar os consumidores por localização, idade, sexo, status de relacionamento, cargo e muito mais. Você também pode usar o recurso de interesses e comportamentos que usa os gostos e atividades do Facebook para segmentar ainda mais os usuários. Assim, você pode segmentar pessoas que têm um hobby de fotografia, que são entusiastas de atividades ao ar livre ou que gostam de happy hour. Seus anúncios serão exibidos no feed de notícias do usuário, entre as postagens sociais que seus amigos do Facebook estão compartilhando. Você pode usar imagens ou vídeos para chamar a atenção do seu público enquanto eles rolam.

ENTÃO, QUAL É O MELHOR PARA VOCÊ?

Os anúncios do Google são melhores para vendas imediatas porque seu público-alvo é alguém que está pesquisando essa palavra-chave e que está pronta para comprar no momento. Além disso, em setores de nicho onde você pode segmentar suas palavras-chave por meio de lances baixos, você pode ter uma boa relação custo-benefício e, ao mesmo tempo, obter vantagem sobre os concorrentes.

Os anúncios do Facebook são os melhores para reconhecimento de marca e geração de leads. Com as muitas opções do Facebook para públicos altamente segmentados, você pode colocar seus anúncios na frente do público-alvo exato que está procurando. Os usuários verão seu anúncio em seus feeds de notícias, e com conteúdo criativo e de qualidade, eles vão chamar a atenção dos clientes e levá-los a agir.